Seis funções do novo Gmail que vão deixar sua vida mais fácil

O novo Gmail chegou com um design remodelado e algumas funções que prometem facilitar a gestão da caixa de entrada. Segundo o Google, o novo visual ajuda o usuário a executar mais funções com menos trabalho. Outros recursos tornam tarefas mais práticas, como responder um e-mail automaticamente. Há ainda melhorias importantes de privacidade que incluem recursos famosos de clientes conhecidos pela segurança, como o ProntonMail.

O Modo Confidencial, que permitirá enviar mensagens autodestrutivas, não está disponível para todos ainda. Apesar disso, há ao menos seis funções que valem a pena conhecer. Se você já ativou a nova versão, veja como usar os principais recursos do novo Gmail.

Gmail ganha nova versão para a web; veja como ativar

Google lança novo Gmail para a web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Google lança novo Gmail para a web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

1. Atalhos na caixa de entrada

Assim como o Inbox, outro aplicativo de e-mail do Google, o novo Gmail traz atalhos para funções rápidas diretamente na caixa de entrada. Sem precisar abrir as mensagens, usuários podem arquivar, excluir, marcar como não-lidas ou adiar. O Google também promete usar o espaço para mostrar avisos ao usuário, sugerindo resposta a e-mails antigos, por exemplo.

Antes, as ações requeriam abrir as mensagens uma a uma ou marcá-las para aplicar a mudança em lote do Gmail. A novidade tende a agilizar ações corriqueiras e, com isso, economizar tempo no dia a dia do usuário.

Mova o mouse sobre as mensagens para ver novos atalhos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Mova o mouse sobre as mensagens para ver novos atalhos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2. Adiar e-mail

Entre os novos atalhos, o principal é o responsável pela função “Adiar”. Outro elemento herdado do Inbox, esse recurso permite definir um horário para receber novamente um e-mail que já chegou na caixa de entrada. Uma vez definido o período de adiamento, a mensagem volta como se fosse nova. A ideia é facilitar a gestão de tempo de quem recebe muitos e-mails e precisa ser lembrado de responder.

Passo 1. Para usar, clique no botão com ícone de relógio ao lado da mensagem desejada e selecione uma das sugestões de data. Para escolher um momento específico para o retorno do e-mail, assinale “Escolher data e hora”. Ao salvar, a mensagem sumirá da caixa de entrada e ficará guardada até a data definida.

Adie e-mails para receber as mensagens em data pré-definida (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No menu “Adiados” é possível consultar e cancelar o adiamento de qualquer mensagem.

E-mails adiados ficam em um menu separado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
E-mails adiados ficam em um menu separado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Smart Reply

O Smart Reply é mais uma função que chegou primeiro ao Inbox, e agora deve agilizar a resposta de e-mails simples no Gmail. O usuário não precisa configurar nada para começar a usar. De forma inteligente, o Google analisa o conteúdo de e-mails recebidos e sugere respostas relacionadas em forma de botões ao final da mensagem. Dependendo do nível de complexidade da comunicação, basta clicar uma vez para enviar uma resposta na hora para o destinatário.

Gmail oferece respostas rápidas para usar com um clique (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Gmail oferece respostas rápidas para usar com um clique (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4. Menu retrátil

Um detalhe de design interessante do novo Gmail é a capacidade de ampliar a área útil da caixa de entrada ao recolher o menu lateral. Para isso, é preciso apenas clicar no botão no topo esquerdo da tela que, então, a barra de botões principais de navegação é oculta, esticando a coluna central. Quando isso acontece, um simples passar de mouse amplia o menu desejado. Para voltar ao normal, basta clicar novamente no botão na parte superior.

Menu lateral do Gmail recolhe para aproveitar melhor o espaço (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5. Barra lateral de complementos

Os complementos do Gmail ganham mais destaque nessa nova versão. Eles passam a ocupar a lateral direita da tela. Por padrão, a plataforma traz acesso rápido ao Google AgendaGoogle Keep e o novo Google Tasks. Clique em um deles para expandir a visualização e obter calendário, notas ou lista de tarefas.

Complementos do Gmail ficam em nova barra lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

6. Idioma de escrita

Quem escreve e-mails em múltiplos idiomas pode selecionar o teclado adequado rapidamente no novo Gmail. Em um novo atalho na parte superior, o usuário pode mudar o método de entrada para obter corretor ortográfico e sugestões de escrita em outra língua. As opções exibidas ali trazem as configurações presentes na conta Google. Se você tem um celular Android, é possível que os teclados certos já tenham sido adicionados.

Gmail permite selecione o idioma de escrita de mensagens (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Gmail permite selecione o idioma de escrita de mensagens (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como encontrar um e-mail enviado no Gmail? Descubra no Fórum do TechTudo.

Translate »